Resumo: A mesa “O Cinema de Bergman: Entre personas, gritos, sussurros e uma sonata” pretende lançar um olhar sobre a obra do dramaturgo e cineasta sueco Ingmar Bergman através da análise de três dos seus filmes: Persona (1966), Gritos e Sussurros (1972) e Sonata de Outono (1978).
Na primeira exposição, “A Estrutura Narrativa de Persona”, o Doutor em Ciências Sociais e idealizador do @cinema.com.teoria Alisson Gutemberg demonstra através do filme Persona (1966) como Bergman, comumente apontado como um cineasta clássico e pouco propenso às rupturas, se apropria de alguns elementos que estruturam a narrativa cinematográfica clássica para subvertê-los.
Em “A Cor da Alma”, o Arquiteto, Diretor Teatral e Mestrando em Artes Cênicas, Leonardo Duarte, analisa o filme Gritos e Sussurros (1972) como uma expressão cinematográfica da poética teatral de Bergman.
Em “Sonata de Outono: Dimensões Dramatúrgicas e Processos Artísticos”, O dramaturgo e Professor do PPGAC/UFBA Paulo Henrique Alcântara, analisa o filme Sonata de Outono (1978) na perspectiva do cruzamento entre dramaturgia e percursos artísticos, contemplando abordagens curiosas ente drama e a vida dos artistas envolvidos na produção.
#cinema, #IngmarBergman, #dramaturgia, #teatro