Congresso UFBA 2023
  • Início
  • Apresentação
  • Programação
  • Atividades
  • Orientações
  • Inscrição
  • Convidados
  • Notícias
  • Memória
  • Redes Sociais
  • Modelos de Card

EDUCAÇÃO, PANDEMIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: RELATOS DE APRENDIZAGENS

08:30 - 10:00
CLEONILTON DA SILVA SOUZA, INDIANA DOS SANTOS ALVES DE SOUZA, LILIAN BARTIRA SANTOS SILVA, MARIA ISABEL VITÓRIA DE CARVALHO, JAQUELINE DE JESUS DOS SANTOS /   

Resumo: O advento da pandemia  do coronavírus ainda não passou e nem dá sinais de que vai passar. É necessário a humanidade aprender a conviver com a atual dinâmica social em que a força e a inteligência humanas não conseguem resolver de imediato a situação.

Já no primeiro trimestre de 2020, a população brasileira teve de conviver mediante isolamento físico, o que levou uma parte dos brasileiros a utilizar de forma predominante as tecnologias digitais para estabelecimento de comunicação, enquanto outra parcela significativa da sociedade teve de sobreviver com acesso precário à internet e falta de equipamento adequado para trabalhar, estudar e se divertir em casa. Tais situações trouxeram impactos significativos na vida das pessoas nos âmbitos psicológicos, sociais, econômicos e educacionais.

O sociólogo Boaventura Sousa Santos denominou de cruel pedagogia o advento da pandemia do coronavírus; já o pesquisador Antonio Lafuente alertou sobre a necessidade de mantermos viva em nós a ação crítica como fundamento de convivência, mas ele alertou sobre a necessária articulação entre a crítica e a atitude do cuidado com as pessoas.

A partir das referências destes autores e do vivido durante a pandemia do coronavírus, foi criada a mesa de discussões “Educação, pandemia e tecnologias digitais: relatos de aprendizagens”, cujo objetivo é discutir as consequências sociais, econômicas e educacionais da pandemia na vida cotidiana no âmbito das educações formal,  não formal e informal, por meio de relatos de experiências de estudantes da UFBA e de pessoas da comunidade a respeito de como vivenciaram a pandemia durante o período de isolamento físico.

O evento é organizado em duas etapas. No primeiro momento haverá depoimentos de quatro participantes da mesa (uma estudante de iniciação científica, uma professora de escola pública, uma estudante de pós-graduação e uma pessoa da comunidade), com relatos de aprendizagens na pandemia no que se refere às relações com tecnologias digitais quanto a fatores etários, econômicos, sociais, psicológicos e educacionais. No segundo momento haverá uma roda de conversa para aprofundar a discussão sobre as consequências da pandemia no período de isolamento para a vida cotidiana, com a participação dos componentes da Mesa e do público presente no encontro.

Estrutura do Evento

– A centralidade das tecnologias em um mundo em isolamento: uma visão panorâmica (15 minutos)

– Aprendiz de pesquisadora durante a pandemia: aspectos psíquicos, sociais e tecnológicos (10 minutos)

– Pandemia, tecnologias e envelhecimento: uma aprendizagem para vida inteira (10 minutos)

– Acesso precário a tecnologias durante a pandemia: o social, o econômico e o educacional (10 minutos)

– Desafios do isolamento físico durante a pandemia do coronavírus na Educação do Campo (10 minutos)

– Interseções pandêmicas: o pessoal, o social, o econômico, o psíquico e o educacional no enfrentamento da pandemia (35 minutos)

Tempo total: 90 minutos

 

Fontes de consulta

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Tecnologias digitais, tendências atuais e o futuro da educação, Panorama Setorial da Internet. Disponível em https://www.cgi.br/media/docs/publicacoes/6/20220725145804/psi-ano-14-n-2-tecnologias-digitais-tendencias-atuais-futuro-educacao.pdf. Acesso em 02 out. 2022.

LAFUENTE, Antonio. “Elogio à potência cognitiva dos Cuidados.” Outras Palavras, 2020. Disponível em https://outraspalavras.net/descolonizacoes/elogio-a-potencia-cognitiva-dos-cuidados/. Acesso em  01 nov. 2022.

PRETTO, Nelson, et al. Educação em tempos de pandemia: reflexões sobre as implicações do isolamento físico imposto pela COVID-1 9. Edição do Autor, 2020. Disponível em https://blog.ufba.br/gec/files/2020/05/GEC_livro_final_imprensa.pdf. Acesso em 13 out. 2022.

PRETTO, Nelson. Tópicos Especiais em Educação: Educação e Pandemia {Curso}. Salvador, Bahia: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação. Disponível em https://ava.ufba.br/.. Acesso em 01 nov. 2022.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Boitempo, 2020.

 

Educação;Pandemia;Tecnologias Digitais


Pesquisar

Notícias Recentes

  • Certificados de Mesas e Intervenções Artísticas Disponíveis
  • Certificados de Participação e Vídeo-Pôsteres Disponíveis
  • Orientações para participantes de intervenções artísticas presenciais
  • Orientações para participantes de mesas presenciais
  • Orientações para participantes das sessões presenciais de discussão dos Vídeo-pôsteres
UFBA - Universidade Federal da Bahia
Portal UFBA  -  Sítios da UFBA  -  Contatos