Congresso UFBA 2023
  • Início
  • Apresentação
  • Programação
  • Atividades
  • Orientações
  • Inscrição
  • Convidados
  • Notícias
  • Memória
  • Redes Sociais
  • Modelos de Card

TRANSBORDAMENTOS DO DRAMA

08:00 - 09:00
JOÃO ALBERTO LIMA SANCHES, CÁSSIA DOLORES COSTA LOPES, PAULO HENRIQUE ALCÂNTARA /   

Resumo: A mesa “Transbordamentos do drama” reúne Cássia Lopes, João Sanches e Paulo Henrique Alcântara, professores do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, para discutir dramaturgia a partir de três obras e de suas relações com diferentes linguagens e áreas do conhecimento.

Na comunicação “Corpos em trânsito: uma leitura de Hotel Jasmim”, Cássia Lopes volta-se para a análise do texto dramatúrgico Hotel Jasmim, da escritora Cláudia Barral, tendo em vista uma reflexão sobre o jogo especular no encontro de dois personagens na travessia pelas esquinas das cidades brasileiras, tendo como ancoragem analítica o espaço do hotel como sinal simbólico de permuta, quando se transmigram palavras, sons, gestos e olhares de seu lugar habitual. A leitura também se pautará no exame dos procedimentos de construção textual dramática e seus desdobramentos filosóficos. Consideram-se as especificidades da urdidura dessa dramaturgia contemporânea no cenário teatral brasileiro.

Em “Colagem e polifonia: desvios do espetáculo Chorume”, João Sanches analisa aspectos da articulação entre dramaturgia, encenação e visualidade no espetáculo Chorume – montagem baiana da peça homônima do prestigiado dramaturgo paulista Vinicius Calderoni. A partir da noção de desvio, formulada pelo teórico francês Jean-Pierre Sarrazac, é apresentada uma reflexão sobre a colagem e a polifonia como as principais estratégias criativas do referido trabalho.

Já em “Ingmar Bergman e as dobras das personagens: um estudo sobre Persona”, Paulo Henrique Alcântara discorre sobre o filme Persona (1966), de Ingmar Bergman, obra inaugural da terceira fase do cineasta sueco, na qual ele reelaborou procedimentos dramatúrgicos. O enredo apresenta temas como angústia e incomunicabilidade, marcas das personagens Alma e Elizabete, enquadradas no primeiro plano de suas dores, mergulhadas nas raias profundas do comportamento humano. Bergman aponta sua câmera intimista para duas mulheres que silenciam e transbordam nesse clássico do cinema.

 

 

Dramaturgia; Drama; Desvio


Pesquisar

Notícias Recentes

  • Certificados de Mesas e Intervenções Artísticas Disponíveis
  • Certificados de Participação e Vídeo-Pôsteres Disponíveis
  • Orientações para participantes de intervenções artísticas presenciais
  • Orientações para participantes de mesas presenciais
  • Orientações para participantes das sessões presenciais de discussão dos Vídeo-pôsteres
UFBA - Universidade Federal da Bahia
Portal UFBA  -  Sítios da UFBA  -  Contatos