Resumo: Esta mesa de título ‘Agenda 2030 e formação de professores(as) propõe reflexão sobre as articulações entre desenvolvimento sustentável e a formação de professores/as. A profissão docente, em sua complexidade, envolve aspectos formativos e subjetivos a mais que outras profissões e orienta-se por dimensões de formação epistemológica, técnico-metodológica, social, histórica, afetiva, filosófica e política. É uma formação que caminha em três direções. A primeira direção é a do PROFISSIONALISMO, que indica a formação de um comportamento ético-reflexivo que deve ser orientador do trabalho engajado com o outro e comprometido consigo mesmo, sendo caminho de ampliação da visão de mundo, de sociedade e de sujeito que o professor pretende construir para mediar o processo educativo. A segunda direção é a da PROFISSIONALIDADE, termo recente no campo da formação de professores, sejam pedagogos ou demais licenciados, e que indica a formação para o trabalho efetivo nas redes escolares. É a reflexão sobre as condições de todo o cabedal que atravessa a formação para atuar nas redes escolares, ou seja, o fazer cotidiano e que também sustenta a própria carreira docente. Um exemplo claro é pensar nas condições de trabalho em uma escola de turno integral, e tudo o que envolve este cabedal de conhecimentos voltado para a ação. Por fim, a terceira diz respeito à PROFISSIONALIZAÇÃO que se refere ao acesso e conhecimento das políticas educacionais e também da autonomia docente. A formação do/a professor/a exige, assim, o aprofundamento de vários aspectos e temas relacionais em contexto interdisciplinar e deve validar estudos e o acompanhamento de políticas e compromissos públicos sendo um deles motivo de destaque nesta mesa, a AGENDA 2030. Esta agenda é um compromisso intergovernamental e plano de ação em favor do desenvolvimento sustentável, do planeta, da prosperidade e das pessoas. Atualmente é motivo de debates e estudos críticos sobre a sua vigência e implementação. A noção de desenvolvimento sustentável será avaliada, bem como a necessidade da humanidade, de modo geral, em comprometer-se com um mundo com mais equilíbrio econômico, ecológico e social, pensando também nas gerações futuras. Esta Agenda defende 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável, destacamos a Educação de Qualidade como o objetivo que mais nos interessa diretamente. Os demais objetivos são: Erradicação da pobreza, Fome zero e agricultura sustentável, Saúde e Bem estar, Igualdade de Gênero, Água Potável, Energia Limpa e Acessível, Trabalho decente e crescimento econômico, Indústria Inovação e Infraestrutura, Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo e Produção Responsáveis, Ação contra a Mudança Global do Clima, Vida na Água, Vida Terrestre, Paz, Justiça e Instituições Eficazes, Parcerias e Meios de Implementação que entra também como objetivo, ou seja, capacidade de efetivar parcerias para a validação de um mundo mais sustentável é o desafio posto para as nações. O debate será aprofundado com os estudos das professoras Ana Katia Alves dos Santos, Adriana Franco de Queiroz e Izaura Santiago da Cruz, todas docente da UFBA.
Formação de professores;Agenda 2030;desenvolvimento sustentável