Resumo: Na busca pela formação de um profissional que tenha postura crítica, ética e criativa, fomentada pelo desenvolvimento de novas competências, fizeram com que a educação passasse por uma reflexão diante do impacto causado por novas diretrizes para a educação superior no Brasil. A base de formação volta-se para questões sociais relevantes com o propósito resolutivo de problemas para manutenção da vida, através do pensamento criativo e interdisciplinar.
Com o objetivo de conceber e desenvolver ideias para inovar ou aperfeiçoar produtos, processos e serviços com base em conhecimentos dos fundamentos de projetos, as componentes de projeto integrado I e II, do BI-CTI, aproximou-se da comunidade da Aldeia Hippie em Arembepe – Camaçari. Aulas implementadas de modo teórico-aplicado, permitiram a vivência prática do corpo discente no que toca ao desenvolvimento de produtos inovadores para atendimento de necessidade reais da comunidade.
Os projetos desenvolvidos, pautados na metodologia integrada de desenvolvimento de produtos e no design thinking, contemplaram etapas de levantamento de problemas e necessidades, desenvolvimento com a contextualização teórica e de vivências da comunidade hippie local, prototipagem, conceituação e detalhamento. Ainda foram embasados na reflexão sobre os objetivos sustentáveis da ONU.
A proposta metodológica das aulas, sob orientação docentes, contemplou aulas expositivas dialogadas, aulas de orientação de projeto, apresentação e debate com as turmas numa projeção colaborativa e integrada de prática projetual. Borges e Alencar (2014, p. 127) argumentam que a proposta construtivista direcionada ao ensino superior permite educar para a autonomia, argumentando que o educar implica em considerar que o mundo social faz parte do cotidiano, acrescentando que nenhum conteúdo é tão completo a ponto de ignorar as transformações que ocorrem diariamente na sociedade.
Projeto integrado; Desenvolvimento de produto; Metodologia da problematização