Resumo: A apresentação objetiva apresentar a produção de conhecimentos relativos ao texto e discurso desenvolvidos no âmbito do Instituto de Letras da UFBA, em seus aspectos teóricos, referentes às pesquisas na área, e em seus aspectos programáticos e metodológicos, relacionados ao ensino nos níveis de graduação e pós-graduação. Os autores propõem discutir teorias textuais e discursivas, ao provocarem um diálogo com Adam, Koch, Antunes, Marcuschi, Bentes e tantos outros estudiosos da Linguística Textual; e com Pêcheux, Bakhtin e Foucault, teóricos da Análise do Discurso, revelando as conquistas desses estudiosos para novas pesquisas e para o ensino-aprendizagem da leitura e da produção textual na Universidade. Parte-se, nas reflexões a que se procede, do pressuposto de que a heterogeneidade enunciativa se mostra uma marca importante para que se observe o funcionamento da interação leitura/escrita nos interstícios das práticas discursivas. Ou seja, as atividades de leitura e produção textual não são estanques em si, mas estão em constante interação.
Leitura; Produção Textual; Discurso