Resumo: A proposta da mesa parte do encontro de quatro artistas na exposição coletiva ações e reações nos processos artísticos, realizada em 2022.2, na galeria Cañizares com a curadoria do professor Edgard Oliva e da professora Nanci Novais, orientadora dos artistas e mediadora da mesa.
A mesa busca compartilhar e refletir com público sobre a percepção e a sensibilidade humana diante de questões urgentes de um momento particular do planeta, que são também questões da arte contemporânea.
Assim, Roseli Amado, pós doutoranda, traz “temas que lhe são caros, como a memória, a formação, a efemeridade, os ciclos temporários, o elemento primordial água e o diálogo entre o material e o imaterial, em obras hibridas. Para isto lança mão dos diálogos entre as linguagens da videoarte e da escultura, propondo uma videoinstalação, intitulada Silêncio”
Geovana Côrtes, mestranda, pesquisa sobre o deslocamento do corpo como espaço de criação autobiográfica. Integrou a exposição com seus Fragmentos para desanuviar trabalho que parte do gesto do corpo em contato com a argila, buscando produzir importância sobre as experiências de dia a dia, sejam elas reais ou oníricas. Acredita nesses momentos de leveza para compreender as questões mais complexas e políticas a fim de deslumbrar futuros possíveis.
Conceição Fernandes, doutoranda, buscou conectar sua urgência para o movimento de corpo e voz através de uma obra modular cerâmica de forma imaginária, linear ascendente e para fora, a que deu o nome de Atatá com o par escultórico Ouro ouriço e Flamejante, corpo-casa machucado, quebrado. A tríade reúne pelo devaneio poético lembranças de vida, silenciamentos, reflexões subjetivas e intersubjetivas – investigações que envolvem arte e vida.
Mário Vasconcelos através da pesquisa intitulada: PARA ALÉM DO EXISTENCIAL: Signos da diáspora africana em atravessamentos artísticos contemporâneos, tem como objetivo a produção, a análise e a elaboração de estratégias para um fazer artístico através da cosmovisão do sagrado afro-brasileiro, a partir de experiências pessoais e coletivas que se convergem neste tocante contexto histórico a qual estamos vivenciando.
Processo artístico; natureza; conexão