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PLURALIDADE E POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NO BRASIL: O CASO DE INGLÊS, ESPANHOL E ITALIANO

15:30 - 17:00
MARCIA PARAQUETT, MARIA INÊZ LUCENA, CRISTIANE LANDULFO, ANDIARA ARAUJO NASCIMENTO /   

Resumo: A mesa estará composta por quatro pesquisadoras que se dedicam às políticas linguísticas nacionais, inerentes à aprendizagem ou à formação de professor@s de Inglês, Espanhol e Italiano. Estará composta por Marcia Paraquett (Coordenadora), professora do Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) da Universidade Federal da Bahia; Maria Inêz Lucena, professora da Universidade Federal de Santa Catarina e Professora visitante do PPGLINC; Cristiane Landulfo, professora do PPGLINC; e Andiara Araujo Nascimento, professora da Educação Básica e aluna de Doutorado do PPGLINC. A partir de seus lugares de fala, cada componente vai refletir sobre a maneira como as políticas linguísticas nacionais afetam a aprendizagem e a formação de professor@s de línguas estrangeiras em nosso país, cumprindo-se com o que requer a Linguística Aplicada, área de estudos de linguagens a que se dedicam como pesquisadoras. A proposta de Marcia Paraquett é discutir a importância política da oferta de Espanhol na educação brasileira, tomando como referência os interesses de unidade com a América Latina; a de Maria Inêz Lucena é discutir a importância da translinguagem para a (re)significação das políticas de ensino de línguas, considerando as dinâmicas sociolinguísticas e culturais do campo situado que destoam de controles orientados pela lógica do nacionalismo, tão promovida ainda em planejamentos linguísticos; Cristiane Landulfo vai discutir as dores e as delícias de ensinar língua italiana em uma país cujas políticas linguísticas (in)existentes minoritarizam, elitizam o idioma italiano e o relegam à posição de língua de imigrante; e Andiara Araujo Nascimento falará da necessária perspectiva contra hegemônica do Inglês como disciplina da Educação Básica, desligando-se de valores coloniais para colocar sua atenção na Decolonialidade.

 

Políticas Linguísticas1;Educação Básica2;Formação de Professores3


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