Resumo: O Programa de Extensão “INTELIGÊNCIA COLETIVA EM REDE: CAMPO-CIDADE UNIVERSIDADE E SOCIEDADE” que ocorreu no período de 15/03/21 a 15/06/21, teve como tema central: “Agricultura, sociedade e políticas públicas para uma maior sustentabilidade”. Ancorada na Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Programa Inteligência Coletiva em Rede promoveu encontros entre entidades, instituições, pesquisadores, pessoas do campo e da cidade para internacionalizar diálogos, com a presença do professor visitante Dr. Bernard Roux, da Academia de Agricultura da França.
O programa desenvolveu-se em quatro blocos: mesas de diálogos, webinários, vídeo vivências e ciclo formativo e organizativo da Rede de Inteligência Coletiva (RIC), totalizando 60 horas de atividades. A RIC passou a se constituir numa linha de pesquisa promovendo reuniões periódicas ao longo 2022, organização de seminários, com participantes da RIC, integrantes do grupo de pesquisa Rede de Pesquisa em Conhecimento e Tecnologias (REDPECT), sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Inês Marques (PPGDCUFBA).
Entre os objetivos da RIC está a valorização da difusão do conhecimento e da aprendizagem coletiva para a criação de laços sociais e, a partir disso, criar e estreitar laços entre agricultores familiares, associações cooperativas de agricultores, comunidades quilombolas, indígenas, agrônomos, grupos de pesquisa, pesquisadores, organizações não-governamentais, instituições de ensino e universidades, conectando-as em favor da produção e difusão de conhecimento, por meio das atividades (trans)formativas propostas.
Agricultura familiar; Agroecologia; Segurança Alimentar