Resumo: Objetivo: Relatar o acompanhamento ao retorno de trabalho desenvolvido pelo serviço médico de uma IFES em servidores afastados do trabalho por motivo de saúde.
Metodologia: Essas atividades vêm sendo desenvolvidas no serviço médico de uma IFES, por meio de atendimentos e acompanhamentos multiprofissionais (terapia ocupacional e medicina de trabalho) por demanda do próprio servidor, por sua chefia e/ou perícia médica. São também realizadas reuniões com núcleos de gestão de pessoas, chefia do servidor e visita técnica ao ambiente do trabalho, bem como emissão de relatório técnicos.
Resultados: O acompanhamento realizado possibilita conhecer questões relevantes que perpasse os servidores em seu processo de retorno as atividades de o trabalho e são delineadas estratégias considerando o contexto pessoal e ambiental, a fim de garantir um retorno as atividades laborais de maneira sustentada, com intuito de prevenir novo afastamento ou a incapacidade para o trabalho.
Analise Crítica: O retorno ao trabalho é um fenômeno dinâmico e multifatorial, sabe-se que as limitações funcionais decorrentes do ao adoecimento e os obstáculos vivenciado com diferentes atores sociais nesse processo faz com que servidores redimensionem sua participação nas atividades cotidianas. Esse processo requer uma na perspectiva biopsicossocial da equipe multiprofissional, que possa envolver aspecto de prevenção no ambiente e atividades de trabalho, tratamento, reabilitação e readaptação no trabalho.
Conclusão: Conclui-se que esse processo de acompanhamento tem facilitado a construção de estratégias individuais e coletivas no retorno ao trabalho. Uma das estratégias indispensáveis é a participação ativa e o envolvimento dos gestores da organização, a participação de diversos atores sociais e também um ambiente de trabalho adequado as limitações de saúde do servidor, afim assegurar qualidade no retorno as possíveis atividades laborais.
saúde do trabalhador;retorno ao trabalho;reabi