Resumo: Com os novos cenários de aprendizagem decorrentes do desenvolvimento tecnológico e em particular da Web 2.0, tornou-se imperativo repensar o processo de ensino e aprendizagem e as práticas docentes, designadamente ao nível de estratégias de avaliação, alinhadas com paradigmas mais recentes, no qual novos conceitos e perspectivas dão lugar a uma nova cultura de avaliação que se inscreve numa perspectiva educacional transformadora. No contexto atual, devido à situação pandêmica que determinou um recurso crescente à realização de atividades letivas em contexto digital, esta questão ganhou ainda mais atualidade e pertinência. A avaliação digital não pode ser considerada uma mera transposição didática do que se faz no ensino presencial, por vezes, com baixa participação dos discentes, com excessivas atividades solitárias e prática curricular fragmentada. Os ambientes virtuais de aprendizagem constituem um espaço privilegiado para construção de práticas interativas, democráticas entre docentes e discentes. Ele é cooperativo, propício ao desenvolvimento de concepções de educação que valorizam a ação pedagógica inserida na prática social concreta com participação ativa dos discentes. O objetivo da mesa é contribuir para formação de atores da educação básica e superior sobre práticas de avaliação autênticas e transformadoras para atuarem em contextos presenciais (que usem tecnologias), híbridos ou totalmente a distância.
Educação; avaliação; tecnologias