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BAÚ BRINCANTE: EXPERIÊNCIAS LUDO-SENSÍVEIS EM DIFERENTES AMBIENTES EDUCATIVOS

10:30 - 12:00
ANTONETE XAVIER, CRISTINA MARIA TEIXEIRA D'ÁVILA, ELISA CARNEIRO SANTOS DE ALMEIDA, IAÇANÃ COSTA SIMÕES, MARIA APARECIDA D`ÁVILA CASSIMIRO, MARILETE CALEGARI CRDOSO. /   

Resumo: A mesa “Baú Brincante: Experiências Ludo-Sensíveis em diferentes ambientes educativos”, propõe apresentar cinco pesquisas de doutorado que discutem o potencial do brincar livre das crianças e a formação de professores para difusão da cultura lúdica no ambiente escolar. São teses que nasceram do Projeto intitulado Baú Brincante, desenvolvido no Grupo de Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).  O primeiro estudo trata da Tese “Catadoras do Brincar: o olhar sensível das professoras acerca do brincar livre no ensino fundamental I e suas ressonâncias para a profissionalidade docente”. Esta pesquisa visa compreender os sentidos construídos pelas professoras acerca do brincar livre de crianças do Ensino Fundamental I e suas ressonâncias para a profissionalidade docente, tendo o Baú Brincante, o ateliê didático e as escritas experipoiéticas como dispositivos de formação sensível. O segundo estudo intitulado “Ciberateliê brinc@nte: ambiências lúdicas e formação na cibercultura” objetivou compreender como os dispositivos digitais móveis e a conexão em rede podem potencializar uma ambiência formativa digital para professores do ensino fundamental I, numa escola pública em Salvador – BA. O terceiro estudo “Ambiências Ludoestéticas: a arte visual na transformação do espaço escolar” – teve, como campo de pesquisa, a Escola Municipal Governador Roberto Santos, em Salvador, Bahia. Objetivou compreender como a criação de ambientes ludoestéticos por meio da arte e do brincar, são potenciais mobilizadores de transformação escolar, tanto no ponto de vista objetivo como subjetivo. A quarta pesquisa “É Um Baú Mágico?

Entre os Encantamentos e as Descobertas do Brincar das Crianças e Professoras na Creche”, tem como objetivo apreender os sentidos e os (re) significados revelados pelas crianças durante o brincar com materiais não estruturados na creche.  O corpus desta pesquisa se constituirá das experiências brincantes de crianças a partir do dispositivo “Baú Brincante”, numa creche da rede pública municipal de Feira de Santana. E, por fim, a quinta pesquisa, “Baú Brincante: um estudo sobre o brincar das crianças da Educação Infantil no Campo” apresenta os dados produzidos na primeira etapa de uma pesquisa-ação, realizada numa escola do campo, da rede municipal de Ilhéus, sobre o brincar livre no segmento da Educação Infantil.   Para a etapa diagnóstica, demonstrar-se-á o contexto da Educação Infantil em uma escola campesina – Escola Municipal Sérgio Carneiro – e o trabalho desenvolvido no período pandêmico.

 

brincarlivre;ludicidade;formaçãodeprofessores


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