Resumo: Considerando a diversidade de cursos existentes no Ensino Superior, compreendemos que a formação docente de professores(as) universitários(as) é complexa e, no mínimo, multidisciplinar. Profissionais que exercem a docência precisam mobilizar saberes pedagógicos, didáticos, ludo-sensíveis, para além de saberes específicos dos conteúdos que são trabalhados em seu cotidiano. A partir de uma pesquisa que se debruçou sobre licenciaturas de Biologia, Física e Química, outra sobre uma licenciatura em Pedagogia e uma terceira pesquisa que analisou o Plano Nacional de pós-Graduação 2011-2020, refletimos sobre a realidade da formação docente acessada por professores(as) universitários(as). É necessário perceber que pessoas professoras das mais diversas áreas atuam não somente como docentes, mas também como formadores de professores(as) muitas vezes sem ter passado por qualquer formação pedagógica, que os tenha preparado para a docência. O primeiro trabalho citado investigou a construção da profissionalidade docente de licenciandos(as) em Biologia, Física e Química da Universidade Federal da Bahia, com o objetivo de compreender o papel de professores(as) dos Institutos específicos na construção da profissionalidade docente dos(as) licenciandos(as) em Biologia, Física e Química, através de suas mediações, seus saberes pedagógicos e ludo-sensíveis. Para tanto, foram analisadas suas mediações com o foco na atuação destas sobre a construção da profissionalidade docente desses licenciandos, como seus saberes pedagógicos e ludo-sensíveis aparecem em suas práticas e discursos. Foram utilizados questionários, observações de aulas e entrevistas com docentes dos três cursos. Concluímos que existe um grave problema na ausência de formação pedagógica específica para docentes do Ensino Superior, e de correlações substanciais entre os conhecimentos e saberes específicos das Ciências Naturais e os da Pedagogia, enquanto Ciência da Educação, conduzindo a inconsistências nas relações estabelecidas com os saberes específicos exigidos pela atividade docente. Na segunda pesquisa citada, buscou- se desvelar, no documento Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020, elos pedagógicos, por aproximações ou distanciamentos nos seus conteúdos, que pudessem relacionar a pós-graduação stricto sensu ao processo de formação continuada para a docência universitária, com a mediação dos referenciais da Didática Universitária. Por meio da análise do conteúdo do documento, os principais indícios interpretativos foram: a) a concepção de educação do PNPG 2011-2020 é alinhada a um processo que compreende a pós-graduação stricto sensu baseada na perspectiva da meritocracia e da supervalorização da atividade de pesquisa; b) como concepção de docência, o documento apresentou desvalorização e precarização da atividade docente, visto que silenciou quanto ao reconhecimento desta, o que contribui para o desconhecimento dos saberes docentes, didáticos e pedagógicos necessários à docência universitária; c) quanto à concepção de formação, ficou evidente que a formação para a pesquisa suplanta a formação para a docência, porque a pesquisa constitui o núcleo e a única preocupação da pós-graduação stricto sensu. Assim, processos formativos ligados à docência não são abordados nos programas, nas disciplinas e nem no PNPG 2011-2020. Em suma, compreendeu-se que o PNPG 2011-2020 não reconheceu os saberes docentes profissionais que a Didática Universitária exige para o magistério na universidade. A terceira pesquisa propôs uma reflexão sobre a formação da(o) pedagoga(o) cunhada pela égide da educação do sensível constituída pelo saber ludo-sensível. Teve como objetivo compreender a visão de seis professoras do Curso de Pedagogia, pertencente a uma universidade pública da Bahia, acerca da ludicidade e do saber ludo-sensível, descrevendo-o e refletindo sobre as possíveis manifestações na sua prática pedagógica. Como principais resultados pode-se constatar que: a) a transformação da concepção e a visão sobre a prática pedagógica erigido pelo viés da ludicidade e do saber ludo-sensível, impactados pela experiência das narrativas (auto) biográficas no Ateliê Biográfico de Projetos; b) a compreensão do saber ludo-sensível como um saber docente potente e importante para uma prática pedagógica pautada na dimensão intuitiva, imaginária, analógica, artística de ser e viver com sentido. Diante dos três trabalhos nos propomos a debater as ausências formativas de professores(as) universitários(as) para a sua atuação docente e a necessidade de se pensar nossas políticas educacionais para garantir que docentes universitários tenham acesso a uma formação que trabalhe saberes pedagógicos, didáticos e ludo-sensíveis.
Docência Universitária;Formação de Professores Universitários;Saberes Docentes