Resumo: Inspirados na Comunicação Não Violenta, criada pelo psicólogo Marshall Rosenberg, Daniella Dutra e José Maria Dutra apresentam a Comunicação Libertadora. Uma práxis que visa a superação das alienações produzidas pela sociedade ocidental dominada pelo imperialismo, pelo patriarcado e pelo colonialismo.
Atualmente temos menos contato, menos intimidade e menos confiança nos relacionamentos com as pessoas, como consequência experimentamos muitas dores emocionais e físicas. Trata-se da alienação do ser humano em relação aos outros seres humanos. Também estamos alienados em relação a nós mesmos. A conexão com nossos sentimentos, emoções e necessidades é cada vez menor e isso dificulta identificar os ambientes seguros e os potencialmente adoecedores.
A Comunicação Libertadora, além de oferecer recursos para a superação dos dois tipos de alienação descritos acima, também oferece a possibilidade de compreensão de como o sistema social produz e reproduz a alienação e nos convida a buscar caminhos para superar a dominação.
Comunicação;Não-Violência;Relacionamento humano