Resumo: Esta mesa é parte de um conjunto de três mesas intituladas “Corpolumen Confabulações: Conversas entre pessoas pesquisadoras e suas pesquisas”. É formada por artistas pesquisadores do Grupo de Pesquisa Corpolumen: redes de estudos de corpo, imagem e criação em Dança (UFBA/CNPQ), reúne pessoas orientandas do Mestrado e Doutorado Acadêmicos (PPGDANÇA) e Mestrado Profissional (PRODAN) da Escola de Dança da UFBA orientadas pela Profa. Dra. Daniela Guimarães. Esta conversa é composta por pesquisas em andamento de Mestrados e Doutorados. O pesquisador William Gomes (BA) apresenta no Doutorado “Estudos CANSANÇÃO: notas sobre colonialidades que dançam a partir dos lugares de pele”, para desenvolver uma anti-metodologia de análises de processos de criação em dança tendo como fundamento os estudos críticos da branquitude. Mirela França (, no Mestrado Profissional, pesquisa a Foto Performance através da pergunta disparadora: “como pesquisar o mover separado dos movimentos da sociedade contemporânea? Entender-me artista enquanto trabalhadora brasileira e pessoa política me levou a essa caminhada simbólica e afetuosa. Com quantos movimentos se faz um futuro possível?”. Beto Basílio (BA) traz a pesquisa de Doutorado “Videodança: um possível campo de pesquisa teórico-prática em cenografia”, que parte da análise de algumas obras de videodança criadas nos anos 2020/2021, período de confinamento imposto pela pandemia do COVID-19: Quais os sentidos produzidos pela cenografia em videodança enquanto espaço cênico que se estrutura na correlação entre espaço, tempo e ação em momento de confinamento ou por outras possíveis saídas’ em meio a Covid 19, para a criação audiovisual. Em seguida, a pesquisa em Mestrado Profissional “Que (me) faça mover: transmutações entre coreografia do corpo e coreografia da imagem”, de Iara Sales (PE), investiga de maneira teórico-prática o trânsito entre os campos da Dança, da Arte da performance, do Design gráfico e Maternagem, em especial se debruça em estudos sobre livro de artista e busca conformar essas ações/mídia em uma “Obra solo performática”: Uma Dança-livro manifesto. Fechando a conversa, a pesquisa em Mestrado Acadêmico “Improvisação: por um estudo de operação da imagem” de Julio Françozo (SP) trata do desejo íntimo de pesquisar sobre a imagem enquanto materialidade (possibilidade de ação, fisicalidade) para a improvisação em dança. A mesa será mediada pela Profa. Dra. Daniela Guimarães.
dança;cinema;política