Resumo: O projeto de pesquisa Memória do Instituto de Letras da UFBA, proposto e coordenado pela professora Risonete Batista de Souza (ILUFBA), entrou na segunda fase e agora, após a reabertura dos espaços universitários depois do arrefecimento da pandemia de covid, encontra-se focado nos documentos custodiados nos diversos acervos documentais e bibliográficos do ILUFBA, no espaço do arquivo geral de Letras e nas bibliotecas da UFBA. Nesta mesa, pretende-se apresentar resultados da fase 1 e de parte da fase 2, focando nos primeiros docentes que atuaram na implantação de nossos cursos de graduação e na geração dos que implantaram a pesquisa e a pós-graduação em Letras na UFBA. Risonete Batista de Souza falará sobre a implantação do curso de Mestrado em Letras, em 1976, e sua contribuição para a qualificação dos docentes que atuarão na expansão do ensino superior na Bahia. A comunicação intitulada O Mestrado em Letras da UFBA: formando docentes para o Magistério Superior tem como objetivo traçar, em linhas gerais, o processo de implantação da pós-graduação em Letras na Bahia e sua importância para qualificação dos docentes que atuarão nos cursos de Letras da UFBA e das instituições de ensino superior baianas, sobretudo as universidades estaduais cuja expansão ocorre na década de oitenta. A bolsista de IC Ana Clara Freitas Seixas (PIBIC/CNPq (2020/2021 e FAPESB (2021/2022) apresentará a comunicação Docentes fundadores dos cursos de Letras da UFBA: uma galeria de autodidatas, em que falará sobre os primeiros docentes atuantes em nossos cursos, os quais eram majoritariamente autodidatas na área, fato explicável porque no início da década de quarenta do século passado o Brasil carecia de cursos universitários voltados para formação de profissionais do magistério superior nas diferentes áreas do conhecimento. Ressalte-se que a maior parte destes docentes eram egressos de cursos superiores profissionalizantes implantados, sobretudo, no final do século XIX e princípio do XX no Brasil, nas áreas de saúde (Medicina, Odontologia, Farmácia), de direito e engenharia. Embora tivessem uma formação superior pragmática, por terem recebido uma educação predominantemente humanista no ensino secundário, por atuarem como agentes culturais e serem intelectuais, prestigiados, sentiram-se habilitados a assumirem as cadeiras dos nossos cursos. Cleberson Santos Araújo (bolsista IC PIBIC/UFBA – AF (2020/2021/2022) e FAPESB (2022/2023) apresentará a comunicação Docentes dos Cursos de Letras da UFBA: a segunda geração, em que falará sobre os docentes que denominamos de segunda geração, ou seja, os que ingressaram nos cursos após sua incorporação à Universidade da Bahia e que foram responsáveis pela implantação da pesquisa na área de Letras. Este será o momento da virada de um curso exclusivamente humanista e canônico, que reproduzia as teorias importadas da Europa e dos Estados Unidos, em cursos que focavam na formação de discentes pesquisadores, empenhados em investigar a língua e a cultura locais (baiana, nordestina, brasileira).
Cursos de Letras; Instituto de Letras; Pesquisa em Letras