Resumo: Diálogo provocativo sobre a natureza racioemocional do ser humano, com destaque para as dimensões humanas que envolvem a sensibilidade, a ética, a estética e a política na educação. Considerando a produção de sentidos na formação humana, a mesa apresenta três pesquisas em andamento no âmbito do Mestrado Profissional em Educação da UFBA e vinculadas ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Artes e Educação (FIARe/CNPQ), quais sejam: 1. A FORMAR[AÇÃO]SENSÍVEL DE PROFESSORES POR UMA FILOSOFIA PEDAGÓGICA INSTITUINTE, que defende a presença de uma educação sensível na formação continuada de docentes da educação básica, atrelada à educação para as relações e às dimensões sensíveis, estésicas e estéticas; 2. FORMARCOMSENTIDO: A PEDAGOGIA BASEADA NA LOGOTERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL E SUAS IMPLICAÇÕES EM UMA EDUCAÇÃO COM SENTIDO, que propõe a formação continuada de docentes orientada para uma educação com sentido, a partir das contribuições da Logoterapia de Frankl e da Pedagogia do Sentido de Freitas; 3. TEATRO E EDUCAÇÃO: ENCENAÇÃO É ENSINO? que sistematiza reflexões sobre educação e sensibilidade, mediante as relações entre o teatro e o processo de ensino e aprendizagem, marcados por processos de criação e de encenação teatral. O debate é proposto por pesquisadoras/es e suas respectivas orientadoras, visando difundir resultados parciais de estudos que envolvam a oferta de uma educação integral, enxergando a totalidade da pessoa humana em suas dimensões ética, sensível, estética, política, emocional e racional, transitando pela partilha de perspectivas e experiências de investigações em curso na Educação Básica. Os percursos metodológicos e as tessituras teóricas que respaldam, problematizam e ampliam e complementam as propostas de pesquisa serão abordados como forma de refletir e de delinear os projetos de intervenção, trabalhos finais do Mestrado Profissional em Educação, frutos de investigações de natureza coletiva e interventiva na Educação Básica.
Educação Básica;Educação sensível;Mestrado Profissional em Educação