Resumo: A proposta da Mesa “Educação em Direitos Humanos: desafios e perspectivas para a formação e a prática docente” origina-se da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos/Seção Bahia, em acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Considerando que estas diretrizes devem pautar sistemas e instituições de ensino o objetivo é reconhecer juntamente com professores(as) e pesquisadores(as) quais os desafios para a formação e as perspectivas da prática docente na área de educação em direitos humanos. Nesse sentido, aborda a relevância dos direitos humanos com fundamento nos princípios da educação em direitos humanos. Sendo as instituições de ensino superior um espaço de formação de professores, em especial nos cursos de licenciatura é importante enfatizar que também é papel dessas instituições a formação contínua desses professores. Nesse sentido, esta proposta traz como contribuição além da discussão, refletir as perspectivas dos egressos dos cursos, no sentido de pensar a atualização dos projetos pedagógicos (PPC), de forma a poder garantir a adoção de práticas pautadas no paradigma da inclusão e da diversidade, como fundamentos da educação em direitos humanos. Nessa perspectiva, parte-se do entendimento de que é necessário ampliar os espaços de formação para além do currículo vislumbrando uma cultura de promoção dos direitos humanos, no sentido de seguir uma postura, ao mesmo tempo ética, crítica e política.
EDUCAÇÃO DIREITOS HUMANOS FORMAÇÃO DOCENTE PRÁXIS PEDAGÓGICA