Resumo: O advento da pandemia do coronavírus ainda não passou e nem dá sinais de que vai passar. É necessário a humanidade aprender a conviver com a atual dinâmica social em que a força e a inteligência humanas não conseguem resolver de imediato a situação.
Já no primeiro trimestre de 2020, a população brasileira teve de conviver mediante isolamento físico, o que levou uma parte dos brasileiros a utilizar de forma predominante as tecnologias digitais para estabelecimento de comunicação, enquanto outra parcela significativa da sociedade teve de sobreviver com acesso precário à internet e falta de equipamento adequado para trabalhar, estudar e se divertir em casa. Tais situações trouxeram impactos significativos na vida das pessoas nos âmbitos psicológicos, sociais, econômicos e educacionais.
O sociólogo Boaventura Sousa Santos denominou de cruel pedagogia o advento da pandemia do coronavírus; já o pesquisador Antonio Lafuente alertou sobre a necessidade de mantermos viva em nós a ação crítica como fundamento de convivência, mas ele alertou sobre a necessária articulação entre a crítica e a atitude do cuidado com as pessoas.
A partir das referências destes autores e do vivido durante a pandemia do coronavírus, foi criada a mesa de discussões “Educação, pandemia e tecnologias digitais: relatos de aprendizagens”, cujo objetivo é discutir as consequências sociais, econômicas e educacionais da pandemia na vida cotidiana no âmbito das educações formal, não formal e informal, por meio de relatos de experiências de estudantes da UFBA e de pessoas da comunidade a respeito de como vivenciaram a pandemia durante o período de isolamento físico.
O evento é organizado em duas etapas. No primeiro momento haverá depoimentos de quatro participantes da mesa (uma estudante de iniciação científica, uma professora de escola pública, uma estudante de pós-graduação e uma pessoa da comunidade), com relatos de aprendizagens na pandemia no que se refere às relações com tecnologias digitais quanto a fatores etários, econômicos, sociais, psicológicos e educacionais. No segundo momento haverá uma roda de conversa para aprofundar a discussão sobre as consequências da pandemia no período de isolamento para a vida cotidiana, com a participação dos componentes da Mesa e do público presente no encontro.
Estrutura do Evento
– A centralidade das tecnologias em um mundo em isolamento: uma visão panorâmica (15 minutos)
– Aprendiz de pesquisadora durante a pandemia: aspectos psíquicos, sociais e tecnológicos (10 minutos)
– Pandemia, tecnologias e envelhecimento: uma aprendizagem para vida inteira (10 minutos)
– Acesso precário a tecnologias durante a pandemia: o social, o econômico e o educacional (10 minutos)
– Desafios do isolamento físico durante a pandemia do coronavírus na Educação do Campo (10 minutos)
– Interseções pandêmicas: o pessoal, o social, o econômico, o psíquico e o educacional no enfrentamento da pandemia (35 minutos)
Tempo total: 90 minutos
Fontes de consulta
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Tecnologias digitais, tendências atuais e o futuro da educação, Panorama Setorial da Internet. Disponível em https://www.cgi.br/media/docs/publicacoes/6/20220725145804/psi-ano-14-n-2-tecnologias-digitais-tendencias-atuais-futuro-educacao.pdf. Acesso em 02 out. 2022.
LAFUENTE, Antonio. “Elogio à potência cognitiva dos Cuidados.” Outras Palavras, 2020. Disponível em https://outraspalavras.net/descolonizacoes/elogio-a-potencia-cognitiva-dos-cuidados/. Acesso em 01 nov. 2022.
PRETTO, Nelson, et al. Educação em tempos de pandemia: reflexões sobre as implicações do isolamento físico imposto pela COVID-1 9. Edição do Autor, 2020. Disponível em https://blog.ufba.br/gec/files/2020/05/GEC_livro_final_imprensa.pdf. Acesso em 13 out. 2022.
PRETTO, Nelson. Tópicos Especiais em Educação: Educação e Pandemia {Curso}. Salvador, Bahia: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação. Disponível em https://ava.ufba.br/.. Acesso em 01 nov. 2022.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Boitempo, 2020.
Educação;Pandemia;Tecnologias Digitais