Congresso UFBA 2023
  • Início
  • Apresentação
  • Programação
  • Atividades
  • Orientações
  • Inscrição
  • Convidados
  • Notícias
  • Memória
  • Redes Sociais
  • Modelos de Card

ELSA-BRASIL NA UFBA: 14 ANOS DE HISTÓRIA, RESULTADOS E PERSPECTIVAS

13:30 - 15:00
SHEILA MARIA ALVIM DE MATOS, MARIA DA CONCEIÇÃO CHAGAS DE ALMEIDA, IVONICE MEIRE GENTIL, MILENA MARIA CORDEIRO DE ALMEIDA, ROGERIO TOSTA DE ALMEIDA, KARINA ARAÚJO PINTO /   

Resumo: O Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), multicêntrico e multidisciplinar, acompanha o estado de saúde de 15.105 funcionários/as efetivos/as de seis instituições públicas de ensino superior e pesquisa (IES) com objetivo de investigar a incidência e os fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis, principalmente as cardiovasculares e o diabetes. Na Universidade Federal da Bahia (UFBA), dois mil participantes são acompanhados desde 2008, com monitoramento anual da saúde por entrevistas telefônicas e exames periódicos em encontros presenciais a cada 4 anos. O terceiro seguimento presencial (Onda 4) foi iniciado na UFBA e nos demais centros da pesquisa em agosto de 2022 e está em andamento.

Após quatorze anos de desenvolvimento, este estudo constitui-se em polo de pesquisa sobre saúde na vida adulta e no envelhecimento. A coordenação e equipe de pesquisa do ELSA-Brasil fazem parte do Programa Integrado IDASS – Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica sobre Idade, Sociedade e Saúde no Instituto de Saúde Coletiva/UFBA. Bolsistas de Iniciação Científica, mestrandos/as, doutorandos/as e pós-doutorandos/as têm desenvolvido seus trabalhos no âmbito do ELSA-Brasil, o que já resultou em mais de mil pessoas em formação ou já formadas. Os recursos públicos investidos viabilizaram um salto de qualidade na formação de epidemiologistas, clínicos, biólogos/as moleculares e estatísticos/as, entre outras especialidades, além de permitir um acúmulo sem precedentes em gestão em pesquisa no país.

Os resultados do ELSA-Brasil abrangem temas variados sobre padrões alimentares, prática de atividades físicas, comportamentos sedentários e outros hábitos ligados à saúde como estresse laboral, conflito trabalho-família, bem como o consumo de medicamentos e o uso de terapia hormonal pelas mulheres, entre outros. Por razões de limite de tempo, para esta mesa temática foram selecionados alguns resultados relevantes produzidos na UFBA, que, entretanto integram um conjunto de mais de 450 trabalhos, entre teses, dissertações e artigos em desenvolvimento ou já publicados em revistas científicas nacionais e internacionais. A frequência de atividade física no lazer é baixa e aproximadamente 2/3 dos participantes apresentam peso corpóreo acima do recomendado. A presença de hipertensão foi encontrada em 1/3 dos voluntários, mas há proporção expressiva classificada como pré-hipertensos. A dislipidemia medida por uso de medicamento ou valor da fração LDL do colesterol está presente em 60% da amostra. Foi possível identificar que 20% preencheram os critérios de diabetes. Adicionalmente, foi possível estimar o diagnóstico de doença mental comum em ¼ da amostra.

O ELSA-Brasil segue com a missão de construir a maior investigação sobre doenças crônicas não transmissíveis já realizada em adultos no país. Compartilhar esta experiência e seus resultados nos congressos da UFBA é mostrar a excelência da pesquisa e do ensino que se praticam na nossa instituição e sua contribuição para as políticas públicas e para a melhoria da saúde no país.

 

Coorte; adultos; ELSA-Brasil


Pesquisar

Notícias Recentes

  • Certificados de Mesas e Intervenções Artísticas Disponíveis
  • Certificados de Participação e Vídeo-Pôsteres Disponíveis
  • Orientações para participantes de intervenções artísticas presenciais
  • Orientações para participantes de mesas presenciais
  • Orientações para participantes das sessões presenciais de discussão dos Vídeo-pôsteres
UFBA - Universidade Federal da Bahia
Portal UFBA  -  Sítios da UFBA  -  Contatos