Resumo: O vírus pandêmico SARS-CoV-2 evoluiu e variantes de preocupação (VOC) foram substituindo as anteriores até que uma nova VOC denominada Ômicron disseminou-se rapidamente e suplantou a VOC Delta que circulava pelo país desde maio de 2021. Na segunda semana de novembro de 2022 a Coordenação Geral de Vigilância das Síndrome Gripais, do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, tendo em vista a circulação de novas linhagens da Variante de Preocupação (VOC) Ômicron, observou aparecimento de sublinhagens BQ.1*. Assim passou a fazer novas considerações relacionadas aos serviços de saúde e aos trabalhadores de acordo com a Nota Técnica nº 16/2022-CGGRIPE/DEIDT/SVS/MS. Na Bahia e em Salvador, com dados de 17/11/2022, a cobertura vacinal contra a Covid-19 de pessoas com 12 anos e mais, para a segunda dose da vacina, alcançou 85,6%, porém, a primeira dose de reforço nesse grupo etário ainda é baixa, de 58,95% na Bahia e de 65,6% em Salvador. Para pessoas de 40 anos e mais, a segunda dose de reforço ainda é de 45,2% na Bahia e de 59,6% em Salvador, coberturas insuficientes para adequada proteção. Assim, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), através do comitê de assessoramento ao COVID 19 fez novas e importantes recomendações para manutenção das medidas de enfrentamento, considerando também a manutenção das medidas protetivas já apresentadas ao Conselho Universitário da UFBA em 25/10/2022, de acordo com a Resolução 03/2022. No Serviço Médico Universitário Rubens Brasil (SMURB), um aumento expressivo de resultados de testes de COVID 19 em servidores técnico Administrativos e de docentes começaram a ser apresentados através do E-mail da Perícia SIASS para afastamentos no sentido de manter o isolamento desses trabalhadores e trabalhadoras. Objetiva-se descrever como foi elaborada a estratégia de avaliação e teleorientação, pela equipe de Enfermeiras do SMURB para servidores e servidoras com relato de Sindrome Gripal. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência acerca da implantação de um fluxo de teleorientação, para servidores e servidoras com relato de Sindrome Gripal na UFBA. Inicialmente a Coordenação Técnica Assistencial reuinu-se com a Responsável Técnica ( RT) da Enfermagem, e equipe assistencial para analisar a demanda, definir prioridades e verificar os ajustes com as unidades de apoio para realização de testagem dos seridores sintomáticos. Na sequência foi elaborado um fluxograma, contendo as definições de papéis e notas pré estabelecidas buscando a uniformidade da comunicação, a ser desempenhado por toda a equipe. Um endereço eletrônico (E-mail) criado previamente, foi divulgado para a comunidade UFBA por meio eletrônico um Comunicado da Direção do Serviço, a fim de orientar o acesso para atendimento, e o preenchimento do formulário elaborado pela equipe. As enfermeiras envolvidas, elaboraram uma escala de trabalho que contemplasse uma cobertura dos sete dias da semana para que nenhum dia ficasse sem abertura e respostas dos e-mail’s daqueles que solicitassem orientação e teleatendimento. Caso o servidor estivesse apresentando sintomas gripais, deveria encaminhar e-mail para sindromegripal@ufba.br e responder o formulário. Outras orientações foram fornecidas como o não comparecimento presencial ao SMURB, pois este não realiza assistência de urgência ou emergência. Em caso de dispnéia, desconforto respiratório, saturação de oxigênio menor que 95% e exacerbação de doença preexistente foi orientado que o servidor deveria procurar atendimento imediato em unidades de emergência da rede municipal e estadual de Saúde. Evidenciou-se como resultados preliminares no período compreendido entre 17 e 29 de novembro de 2022: foram recebidos 104 e-mails sendo prestado as devidas orientações a estes, 72 questionários respondidos, num total de 43 servidores com testes de COVID positivados. A Perícia recebeu um total de 38 resultados positivos em uma semana diretamente para registros de afastamentos no Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS). Conclui-se que no início da instituição do fluxo de atendimento pelo E-mail citado houve uma alta demanda e procura pelo serviço. Observa-se também que havia uma carência dessa comunidade por informações precisas e acolhimento desses casos para o devido afastamento através de licenças para assegurar ao servidor a concessão do referido período.
COVID;TELEORIENTAÇÃO;ENFERMAGEM