Resumo: A Gestão do Conhecimento (GC) é considerada como um recurso que possibilita o gerenciamento de ativos intangíveis nas organizações, situados nas pessoas e nos processos organizacionais, desempenhados cotidianamente. Várias práticas e dispositivos de GC favorecem o ciclo de criação, identificação, compartilhamento e aplicação do conhecimento, de forma a aprimorar a eficiência organizacional (JUNIOR, 2021).
Importante ressaltar que a GC nos serviços de saúde, surgiu a partir da necessidade de reduzir erros, diminuir o retrabalho e integrar o acesso de informações entre os funcionários de seus setores, e portanto, imprescindível para prestar cuidados de qualidade e garantir a segurança do paciente e dos profissionais, principalmente, no contexto hospitalar, onde os avanços da ciência são acelerados em todos os níveis de tecnologia, além da alta demanda de atendimento ao usuário, muito evidenciado durante a pandemia.
Importante destacar que no Brasil, em 01 de abril de 2013, foi instituído pelo Ministério da Saúde (MS), o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), mediante a Portaria de Nº 529/2013, com o objetivo geral de contribuir para a qualificação do cuidado em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional (BRASIL, 2013). Em seguimento a esta Portaria, no mesmo ano, consolidou-se a Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (RDC/ANVISA) de nº 36, na qual foram estabelecidas ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde, destacando a obrigatoriedade da criação dos núcleos de segurança do paciente nas organizações de saúde (BRASIL, 2013).
Portanto, para garantir a segurança do paciente no contexto hospitalar, conhecimentos estratégicos devem ser adquiridos, aplicados, produzidos e compartilhados amplamente no serviço com a participação integrada dos profissionais, usuários e família.
Segurança do Paciente;Cuidado;Gestão do Conhecimento