Resumo: A Gestão do Conhecimento (GC) é considerada como um recurso que possibilita o gerenciamento de ativos intangíveis nas organizações, situados nas pessoas e nos processos organizacionais, desempenhados cotidianamente. Várias práticas e dispositivos de GC favorecem o ciclo de criação, identificação, compartilhamento e aplicação do conhecimento, de forma a aprimorar a eficiência organizacional (JUNIOR, 2021).
A partir da divulgação em 1999 do Relatório intitulado To Erris is Human do Institute of Medicine (IOM) revelando o impacto da ocorrência de eventos adversos associados ao processo de assistência à saúde para pacientes e instituições, houve um novo despertar na área da saúde, quanto aos eventos adversos, presentes nas organizações de saúde. Diante disso, maior atenção passou a ser voltada para o tema segurança do paciente, bem como para a necessidade de se discutir sobre a melhoria da qualidade dos cuidados em saúde em todo mundo (DEISTER CAMILA, 2021). Nesse contexto, emergiram muitas discussões, com a finalidade de averiguar adversidades ocorridas no processo de cuidado humano. Portanto a efetivação da segurança do paciente é de fundamental importância para a qualidade do cuidado e para tanto torna-se imprescindível o desenvolvimento de processo educativo para todas as pessoas envolvidas nesse cuidado (ISMP, 2018).
Nesse sentido acreditamos que a GC pode contribuir e facilitar o processo da segurança do paciente nas organizações de saúde.
Segurança do Paciente;Cuidado;Gestão do Conhecimento