Resumo: Problemática: Uma das propostas de trabalho da Coordenação do Colegiado do Curso de Odontologia da UFBA no período de 2019-2021 foi a necessidade de um olhar mais humanizado para os nossos alunos. Foi notado que eles se encontravam desassistidos tanto do ponto de vista pedagógico como do ponto de vista psicossocial, havendo necessidade de acolhimento e escuta. A fim de melhorar a qualidade de vida destes estudantes, foi implantado o Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (NAPP FOUFBA) em 13 de maio de 2020, durante a Pandemia do COVID-19, a partir da iniciativa de alguns professores da FOUFBA. Objetivo: Acolher e orientar os estudantes da FOUFBA, auxiliando-os no enfrentamento de situações psíquicas, pedagógicas, profissionais e sociais que possam influenciar na qualidade de vida e desempenho acadêmico. Metodologia: a implementação do NAPP UFBA contou inicialmente com a supervisão do NAPP Enfermagem e da Rede de Apoio Psicossocial da UFBA. Desde sua formação, o NAPP FOUFBA vem realizando diversas atividades com a comunidade acadêmica: 1. Rodas Integrativas do NAPP com estudantes, inicialmente realizadas no formato online durante todo o período de pandemia e atualmente no formato presencial semanalmente, sob a coordenação da Assistente Social do NAPP FOUFBA, de um psicólogo e de uma enfermeira do SMURB; 2. Realização do Café e Prosa, que são encontros com convidados e a comunidade universitária para abordar e discutir temas diversos e atuais; 3. Acolhimento, entrevista e acompanhamento individual de estudantes e servidores, auxiliando-os no enfrentamento de suas questões psicossociais e pedagógicas; 4. Participação em reuniões de congregação, colegiado, semana acadêmica, Rede de Atenção Psicossocial e Comissão dos NAPPs da UFBA. Resultados: Realização de 14 Rodas de Terapia Comunitária Integrativa em 2022 com participação de alunos e servidores; 05 atividades do Café e Prosa; acolhimento, orientação e acompanhamento de 16 estudantes e 03 servidores Conclusão: A presença de um setor especializado nas questões didático-pedagógicas e psicossociais dentro da FOUFBA tem contribuído no apoio e permanência do estudante, favorece um ambiente mais acolhedor e de maior comunicação entre todos os membros da comunidade. Ressalta-se a necessidade de um psicólogo e uma pedagoga para complementar esta equipe e ampliar as redes de cuidado dentro da Universidade
Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial;qualidade de vida;permanência