Resumo: A presente proposta de mesa visa apresentar as primeiras discussões realizadas no âmbito do projeto “Iniquidades de gênero e raça na pós-graduação acadêmico stricto sensu no Brasil”, que consiste em uma investigação com recorte de gênero e raça da ciência brasileira (2009-2020) e envolve na sua execução diversos programas de pós-graduação do Nordeste, Sudeste e Sul.
Diversas e relevantes questões relativas às iniquidades de gênero e raça se aprofundam nos ambientes acadêmicos. Discutiremos alguns pontos nesta mesa redonda, tendo como pano de fundo tanto as universidades e outras instituições de ensino e de pesquisa, quanto as academias de ciências que reúnem pesquisadoras e pesquisadores seniors das mais diversas áreas do conhecimento no nosso país.
Tais pontos se baseiam em análises quantitativas e qualitativas associadas às iniquidades de gênero e raça nos âmbitos do corpo docente da pós-graduação, do conjunto de pesquisadoras e pesquisadores que possuem bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq, e do conjunto dos membros das academias de ciências. Traremos ainda para o debate análises relacionadas com o baixo percentual feminino nas áreas das ciências exatas e tecnológicas, neste caso até meaning âmbito dos corpos discente e docente em nível de graduação.
Por fim, apresentaremos cenários que evidenciam a acentuação das iniquidades de gênero e raça no trabalho acadêmico a partir da pandemia da COVID-19 quando o modelo remoto de trabalho impôs um rearranjo temporal e espacial das tarefas familiares e profissionais.
Gênero; Raça;Ciência