Resumo: A profunda inserção tecnológica digital vivenciada pela sociedade contemporânea estabelece um conjunto variado de demandas formativas à escola cada vez mais complexas e sofisticadas, no sentido de didatizar e atualizar processos pedagógicos em consonância com recursos e práticas já conhecidas pelos alunos em outros espaços. Nesse sentido, percebe-se que, não obstante os graves entraves sentidos no que diz respeito à precariedade estrutural das instituições de ensino, principalmente as públicas, e isso em todos os níveis de ensino, existe também um gargalo muito grande no que diz respeito à instância formativa dos professores que depois serão responsáveis por mediar e promover os processos de ensino e aprendizagem com base ainda em concepções e teorias que não mais dialogam nem atendem às demandas dessa sociedade cada vez mais conectada. A proposta desta mesa é promover uma reflexão sobre a importância e necessidade de as licenciatura em Língua Portuguesa, enquanto área transversal (que atravessa todas as demais) prepararem efetivamente os futuros docentes da educação básica para desenvolverem os letramentos digitais na escola, pela perspectiva dos multiletramentos e lançando mão de estratégias como a gameficação para incremento e promoção da leitura e escrita como práticas sociais significativas e relevantes no contexto multifacetado e descentralizado da cibercultura.
Letramentos-Digitais;Multiletramentos;Formação-de-Professores