Resumo: Esta mesa virtual visa cultivar o diálogo sobre “a imaginação na música como possível ferramenta para a melhora da saúde mental humana” e pretende servir como encontro transdisciplinar, reunindo estudiosos das seguintes áreas: 1. Teoria, Composição Musical e Piano (UFBA); 2. Psicologia (UNB); 3. Performance e Música para Cinema (UFS); 4. Etnomusicologia e Percussão (UFRB).
Os participantes realizarão apresentações, seguidas de discussões envolvendo sobre música, cérebro, saúde e imaginação. A mesa quer possibilitar a exposição livre de pensamentos e conhecimentos, e motivar aspectos saudáveis como a elevação da saúde mental, melhora do convívio social, e facilitação do autoconhecimento, através das artes, do bem-estar físico, e da manutenção da saúde mental dos indivíduos.
A música vem sendo utilizada de diversos modos, ao longo da caminhada do homem,
acompanhando suas emoções, sua memória e linguagem, manifestando-se através de fenômenos psicoacústicos que impactam o cérebro de quem a ouve. Isso causa um sem número de respostas fisiológicas, afetivas e cognitivas. O lado ritualístico da música também tem se relacionado, ao longo da história, com propósitos de bem-aventurança e cura, em áreas como: a comunicação; a coesão social; e/ou a indução de comportamentos. Essa multiplicidade permite iluminar determinados aspectos como: a imaginação (criatividade, ação); a performance; seu estudo; e o lazer, e entretenimento que provê.
Desse modo, a mesa propõe um debate aberto sobre experiências individuais, na arte da música e da psicologia, que envolvam prática, ensino, pesquisa e extensão, seja sob enfoques etno e musicológicos, seja dos da composição musical, da literatura, dos estudos anatômicos do cérebro, e da performance de instrumentos musicais diversos. O debate servirá como estímulo para mais encontros trans, inter, pára, meta e multidisciplinares.
#Imaginação #Psicologia #Música