Resumo: As raízes musicais/rítmicas afrodiaspóricas fazem parte do cotidiano urbano da cidade de Salvador, é perceptível que em muitos pontos da cidade há alguém executando um ritmo musical ou cantarolando canções de forma quase que instintiva, a mesma situação acontece também no ambiente escolar, por muitas vezes o que fica em evidência é a destreza que alguns alunos apresentam em batucar ritmos mostrando que existe uma forte predisposição musical quase que instintiva. Tais constatações aconteceram por conta da ancestralidade, pois sabe-se que durante o período colonial, muitos africanos foram trazidos para o Brasil, e assim a cultura brasileira herdou importantes traços dos costumes proveniente dos povos africanos, tais como a música, dança, culinária, ritos, religiosidade, educação, contos e muitas outras manifestações culturais que estão presentes no nosso cotidiano e são evidenciadas de diversas formas. Mesmo com tantas contribuições, ainda hoje podemos perceber a falta de representatividade dos elementos próprios da musicalidade africana e das suas contribuições voltadas para a educação em sua essência sendo trabalhada em sala de aula com objetivo de contribuir com a construção de uma identidade diaspórica africana, muitas vezes se limitando ao período de novembro para se referir à cultura afrobrasileira. Entretanto, a presente proposta tenta evidenciar elementos musicais desta rica cultura no cotidiano da escola.
Ensino de música; Educação; Ritmos Afro-Brasileiros