Resumo: A proposta desta mesa é refletir e discutir desafios e práticas de musicalização infantil na volta à modalidade presencial de ensino. O contexto da discussão é o projeto de musicalização infantil da escola de música da Universidade Federal da Bahia. A mesa terá como convidadas a educadora musical Marineide Marinho Maciel e as professoras licenciandas do projeto. O Projeto de Musicalização Infantil (EMUS/UFBA) recebeu, no período pós-pandemia, um grande número de alunos com necessidades especiais diversas. Sendo assim, todas as turmas concentraram um ou mais alunos com necessidades diversificadas. Além disso, foi notado dificuldades de orientação espacial, coordenação motora e de relacionamento, possivelmente decorrentes do período de distanciamento social e ensino remoto. A mesa irá refletir sobre a importância da música, do movimento, da prática musical e das interações sociais para a o desenvolvimento integral da criança. Dentre as conclusões, destacamos a importância do planejamento, para o contínuo aperfeiçoamento das práticas e intervenções em sala e do diálogo com a família, que se mostrou essencial. A música é importante catalisadora de aprendizagens, emoções, habilidades, mas, sobretudo, uma linguagem humana a ser vivenciada por todos.
Musicalização infantil;planejamento;inclusão