Resumo: O objetivo da mesa é compartilhar a trajetória e narrativas dos/as pesquisadores/as bolsistas do (PIBIC e PIBIC-AF) integrados ao Centro de Investigação, defesa e educação da infância, vinculado ao Grupo Epistemologia do Educar e Práticas Pedagógicas (CNPq/FACED-UFBA), apresentando projetos dos três últimos anos. O primeiro projeto é o atual (2022-2023 PIBIC/AF) e tem como título “Educação ‘Ubuntu’, Afrocentrismo e a formação de crianças da comunidade quilombola do Baixão”, o qual destaca o compromisso com o fortalecimento de atuação em rede comunitária de apoio que visa o processo de formação de crianças, principalmente negras, em situação de quilombo. Situação que, por vezes, inclui alto grau de exclusões, principalmente econômicas, geradoras de pobreza e, por isso, fortalece a violação de direitos básicos, com destaque ao direito por uma Educação de Qualidade. O projeto concentra atenção na comunidade quilombola do Baixão, localizada em Vitória da Conquista – BA, na região da Lagoa da Maria Clemência. A base teórica destaca estudos de Santos (2006, 2018), Kashindi (2003), Ramore (1999,2002), dentre outros. O segundo projeto (2021-2022 PIBIC/AF) de título “Net-ativismo e formação de educadores sociais” aborda o net-ativismo, ou seja, novo modo de reinvenção da vida para o virtual (on-line) destacando, em especial, o ser político. A mobilização política em rede se constitui como tema valorizado na contemporaneidade e defende que está presente tanto no campo da educação básica quanto na superior. Os movimentos sócio-políticos também se ancoram, na atualidade, na virtualidade e uso massivo do digital. Este segundo projeto é desenvolvido por bolsista que também tem a sua entrada na universidade via sistema de cotas. Além disso, o projeto ora citado, articula o net-ativismo à política de sustentabilidade ambiental além de analisar o ‘Manifesto da cidadania digital’. As fontes principais de pesquisa foram: DI FELICI (2020); Levy (1996); Magalhães (2018); SANTOS (2019; 2006); PIREDDU (2019); ROMANS et al (2003). Por fim, o terceiro projeto (2020-2021) investigou a formação do/a alfabetizador/a de crianças, com destaque àquelas em situação de risco ou vulnerabilidade social, que frequentavam o Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente (CIAC), localizado no Alto de Ondina, cidade de Salvador/BA, compreendendo as relações entre inovações pedagógicas, tanto no que dizem respeito ao uso do virtual na formação científico-tecnológica quanto ambiental, a fim de sugerir práticas significativas para crianças entre cinco e doze anos de idade. A natureza metodológica dos referidos projetos é de base qualitativa. O primeiro e segundo projetos são de base fenomenológica e o terceiro foi desenvolvido utilizando o método estudo de caso. Todos edificados em três fases: a Exploratória, a Interventiva e a Descritiva. A trajetória e narrativas serão comunicadas pelos seguintes bolsistas, a saber, Marcus Vinícius Marçal Santos, Emanuela Galdino Almeida e Ivana Santana.
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