Resumo: Conforme Almeida (2020), a conceptualização é um processo cognitivo realizado pelos seres humanos para a compreensão da realidade a sua volta, levando em conta tanto sua mente corporificada quanto os aspectos sócio-histórico-culturais, utilizando-se das várias linguagens, daí sua dimensão flexível, dinâmica e perspectivista. Nesta mesa, objetiva-se discutir como ocorre a conceptualização metafórica e/ou metonímica em textos multimodais verbo-imagéticos. Nesse sentido, serão apresentados resultados parciais e/ou finais de pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos em Semântica Cognitiva (GESCOG), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) do Instituto de Letras da UFBA. Para a compreensão do fenômeno da conceptualização, foram adotados os pressupostos teórico-metodológicos da Semântica Cognitiva, especialmente, da Teoria da Metáfora e Metonímia Conceptuais (LAKOFF; JOHNSON, 1980; LAKOFF, 1999; GRADY, 1997; KÖVECSES, 2009); da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados (LAKOFF, 1987); e da Teoria da Metáfora Multimodal (FORCEVILLE, 2008; 2009; 2016). Ademais, para ampliar as discussões, de modo a estabelecer as inter-relações como os vários contextos para a compreensão dos sentidos, foram colocados em pauta os postulados da Teoria da Complexidade através de pesquisadores/as a exemplo de Morin (1999), Capra (2002), Paiva (2010), Almeida (2016; 2018), entre outros, reconhecendo, assim, a conceptualização como um fenômeno complexo. No que concerne aos procedimentos metodológicos, os estudos empreendidos são de natureza qualitativa, sendo de caráter sincrônico e/ou diacrônico, conforme os princípios da Semântica Cognitiva Sócio-Histórico-Cultural (ALMEIDA; SANTOS, 2019; ALMEIDA; SANTANA, 2019).
Semântica Cognitiva Sócio-Histórica;Multimodalidade;Conceptualização