Resumo: A presente proposta de mesa-redonda consiste em discutir os processos criativos, as materialidades e as práticas da realização da primeira edição da revista “Decolonialidade e Moda no Brasil” (https://rcdfashion.wordpress.com/2021/12/10/decolonial-zine/), em parceria com o Coletivo Moda e Decolonialidade: Encruzilhadas no Sul Global – CoMoDE e com Research Collective for Decoloniality and Fashion.
A conversa com a editora-chefe da Zine Mi Medrado (UFBA/UCLA) e a design do projeto gráfico Gabriela Lopes Vasconcellos de Andrade (UFBA/UFMG) aconteceu com a mediação de Maria Aurinívea Sousa de Assis (UNILAB).
Nesta mesa, foram abordados os desdobramentos da publicação e o seu processo de construção, assim como o trabalho para a próxima edição da revista que será publicada em 2023. O objetivo foi provocar discussões sobre a produção artística em design e em moda, trazendo perspectivas, atravessamentos críticos e criativos para sairmos da cilada monocultural histórica dos dois campos citados. O zine nasceu da vontade de saber e reconhecer como a decolonialidade na moda brasileira está sendo manifestada e para que possamos interromper o fluxo de reprodução de lógicas eurocêntricas na moda praticada no território nacional. Construir um projeto decolonial é buscar denunciar as violências da colonialidade, da modernidade e do capitalismo, na tentativa de produzir outras epistemes e formas de ver o mundo. Nesse sentido, buscamos delinear o diálogo teórico-prático de construir projetos artísticos democráticos que busquem repensar a (de)colonialidade em moda e design a partir da revista e o seu processo de feitura.
#moda #decolonialidade #rcdfzine