Resumo: Esta apresentação é fruto dos trabalhos que têm como objetivo promover e difundir os princípios e as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Educação Museal (PNEM) através da elaboração de um panorama geral das práticas educativas desenvolvidas pelas instituições museológicas brasileiras. A partir de uma abordagem que concilia métodos quantitativos e qualitativos, a pesquisa nacional vai gerar dados inéditos sobre as práticas de educação museal dos museus brasileiros, relacionando as informações obtidas com o que está preconizado na PNEM, de modo a permitir análises sobre lacunas e dificuldades na execução da Política. O projeto está sendoacho que não executado pelo Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC Bahia), grupo de pesquisas interinstitucional (UFRB/UFBA), através de um convênio celebrado com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
A Política Nacional de Educação Museal (PNEM) resulta de um processo participativo que mobilizou educadores e museus em todas as regiões do país. É constituída por cinco princípios e dezenove diretrizes organizadas em três eixos: Gestão; Profissionais, Formação e Pesquisa; Museus e Sociedade. A PNEM foi institucionalizada por meio da Portaria 422, de 30 de novembro de 2017 com o objetivo de estabelecer parâmetros e orientações para o desenvolvimento do trabalho em Educação Museal nas instituições museológicas e processos museais do Brasil. Durante o processo de elaboração da política foram criados diversos fóruns de discussão em âmbito virtual e presencial em torno dos temas: Perspectivas Conceitual; Gestão; Profissionais da Educação Museal; Formação, Capacitação e Qualificação; Redes e Parcerias; Estudos e Pesquisas; Acessibilidade; Sustentabilidade; Museus e Comunidade; Comunicação. Essa mobilização gerou 411 propostas e 355 destaques, que depois foram sistematizados e ao final convergiram para a definição dos princípios e diretrizes que integram a portaria.
O processo de construção da Política Nacional de Educação Museal- PNEM evidenciou a necessidade crescente de levantamento de dados específicos para a educação museal. Num primeiro momento, a existência de dados permitiria que as discussões que geraram os princípios e diretrizes da política estivessem assentados em referenciais que manifestam a realidade do campo da educação museal. A necessidade persiste, uma vez que a ausência de informações mais organizadas sobre o campo não permite, até o momento, o estabelecimento de parâmetros para verificação do impacto e a adesão às proposições da PNEM. As informações coletadas a partir dessa pesquisa servirão como fundamento para a construção e manutenção de programas, projetos e ações voltados ao acompanhamento, promoção, incentivo e orientação do campo da Educação Museal no Brasil.
Educação Museal; Políticas Culturais; PEM Brasil