Resumo: A proposta desta mesa visa a provocar um encontro das participantes com a filosofia da diferença e com a abordagem cartográfica. Se propõe a fazer um atravessamento sobre pesquisa no plano da imanência com as docentes Verônica Domingues, UFBA, e Daniele Freire, UESB, que abordarão processos investigativos na área da educação como acompanhamento de percursos, como mapas poéticos que são traçados no percorrer dos caminhos metodológicos. O diálogo proposto consistirá na demonstração de possibilidades de criação de bricolagens para posicionar o objeto de pesquisa das participantes de forma artística e singular. A mesa contará ainda com a participação das mestras Josemary da Guarda de Souza, Natália Silva Resende e pela mestranda Laura Campos Daibert estudantes pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB). As integrantes fazem parte dos Grupo de Estudos em Formação, Políticas e Práticas Educacionais e Curriculares (GEFORPPEC/PPGED-UESB) na linha Núcleo de Estudos em Formação, Diferenças e Composições Curriculares (NUFORDICC) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Arte e Educação (FIARE-UFBA) da A proposta interventiva trazida para esta mesa é a aplicação de uma vivência artística sobre cartografia e bricolagem uma ‘’bricografia’’ brincante na busca de conexões outras entre palavras, imagens e pesquisa. Os diálogos propostos percorrem as produções de Gilles Deleuze, Félix Guattari, Paola Zordan e Virgínia Kastrupe, tendo em vista queesses autores lançam provocações para que pesquisemos no plano da imanência aberto aos acontecimentos, encontros e atravessamentos da pesquisa.
Pesquisa em Educação;Filosofia da Diferença;Metodologia de pesquisa