Resumo: Esta mesa se propõe a apresentar reflexões em Linguística Românica que evidenciam a dimensão sociocultural, política e espacial no estudo das línguas e dos dialetos românicos. O primeiro trabalho, “A situação atual das línguas românicas: o panorama de uma disciplina filológica”, contextualiza os demais, que resultam de estudos desenvolvidos no curso do componente curricular LETB51 durante o período 2022.2. Em “Monolinguismo in vitro, plurilinguismo in vivo: Constituição Federal e outras leis sobre línguas nos países da américa espanhola”, analisam-se a Constituição Federal e algumas leis linguísticas dos 18 países da América espanhola, a fim de identificar dois aspectos: o nome que a carta magna desses países dão à sua língua oficial (se castelhano ou espanhol) e o reconhecimento de línguas minoritárias nesses territórios. A língua catalã no contexto da polarização política da Catalunha: a questão linguística como pauta partidária” tem como objetivo verificar o entrecruzamento do uso do catalão com a realidade política existente na Catalunha, visando também a analisar os efeitos da polarização sobre as distintas classificações da língua catalã. Por fim, o trabalho “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os livros didáticos de língua portuguesa: a heterogeneidade linguística nas produções editoriais” fundamenta-se em questões de política linguística e dialetologia para analisar como as editoras têm incluído as variedades dialetais nos seus livros didáticos, a partir dos preceitos estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Linguística Românica; Políticas Linguísticas; Dialetologia