Resumo: As políticas públicas de Educação Infantil são ações estatais estratégicas para a garantia de direitos, tanto de crianças como de docentes. Todavia, a responsabilidade e a atuação do Estado, especialmente, em contextos neoliberais e neoconservadores, têm versado sobre projetos que deixam de fora grupos da população, historicamente, abandonados e invisibilizados pelo poder público. As crianças negras, pobres, moradoras do campo e das periferias e com deficiência são aquelas mais atingidas pela omissão de estados e municípios. O mesmo ocorre com as docentes que trabalham em creches, grupo de trabalhadoras onde se localizam as piores situações de trabalho e os salários mais baixos. Os desafios, no que tange às políticas de Educação Infantil, são enormes e, quando olhados no âmbito municipal, eles se intensificam ainda mais. Esta mesa pretende apresentar pesquisas realizadas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Crianças e Infâncias – GEPEICI/FACED-UFBA – sobre políticas públicas de Educação Infantil no município de Salvador, na área de currículo, formação de professores, oferta e demanda de Educação Infantil, apontando ausências, fragilidades e perspectivas para o debate sobre a garantia de direitos tanto de crianças como de docentes que trabalham nessa etapa da Educação Básica.
Educação Infantil;Políticas Públicas de Educação Infantil;Salvador