Resumo: A presente proposta tem como objetivo discutir e disseminar práticas pedagógicas e, em especial, difundir o desenvolvimento de uma prática pedagógica interdisciplinar, a qual teve como base os conteúdos da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, com foco na História e Cultura Afro-brasileira e nos aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais acerca das relações étnico-raciais. O projeto foi realizado com a finalidade de efetivar um ensino pluriversal correlacionado com o cotidiano dos(as) estudantes.
Desse modo, tendo como fundamento legal a lei 10.639/2003, protagonizada pelos diversos setores do Movimento Negro Brasileiro, o qual tornou obrigatório os estudos de História e culturas afro-brasileiras, africana e indígena em todas as modalidades do ensino brasileiro. Dentro deste cenário oportuno, é fundamental pensar tais estudos para a Educação Básica a partir das circunstâncias reais da escola pública. Desta forma, é possível realizar um movimento de investigação, reflexão e produção de conhecimentos filosóficos, geográficos, históricos e sociológicos que contemplem temas tão importantes e necessários para a promoção de um ensino de Ciências Humanas que contribua de forma efetiva para as relações étnico-raciais e para a desconstrução de um conhecimento seletivo e eurocêntrico.
Educação; Antirracismo; Interdisciplinariedade;