Resumo:
Esta Mesa tem como objetivo abordar a acessibilidade no jornalismo digital a partir da investigação no âmbito do Projeto #AcesseJOR: protocolo de inovação social para o jornalismo digital (CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021), que reúne pesquisadores vinculados a distintas instituições do Brasil, sendo docentes, doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, alunos de graduação, assim como consultores sênior brasileiros e filiados a instituições da Espanha, Estados Unidos e Portugal.
A acessibilidade envolve diversas esferas de significação: Comunicação humana, direitos humanos, cidadania e inclusão; Informação, sociedade, esfera técnica e tecnologias; e o Campo da produção e circulação de conteúdos, os públicos e os “sujeitos coletivos especiais” – as pessoas com deficiência (SOUSA SANTOS, 2013). A partir dessa delimitação, propomos como definição operacional que acessibilidade no jornalismo digital envolve a garantia do acesso pleno aos conteúdos, bens, serviços, ambientes, plataformas digitais, tecnologias de informação e comunicação a todas as pessoas, independentemente de raça, etnia, gênero, condição socioeconômica e tipo de deficiência (sensorial, motora e cognitiva).
As reflexões estarão centradas nos estudos resultantes do trabalho desenvolvido nos três núcleos do projeto (Conceitual, Design e Interação, Inovação e Estratégias). Assim, contaremos com pesquisadores de cada um desses núcleos para apresentar e discutir os temas relacionados. Prevemos que alguns pesquisadores/as vão participar com vídeos gravados ou on-line, pois são de distintas cidades brasileiras, estando alguns deles em pós-doutorado em outros países, inclusive. Por isso, Indicamos que, se possível, esta Mesa possa ocorrer no prédio da FACOM, pois tem-se a infraestrutura para a conexão online.
AcesseJOR;Acessibilidade;Jornalismo Digital