Resumo: Esta mesa propõe um conjunto de reflexões acerca do protagonismo estudantil na universidade, através de vivências de participantes da Liga Acadêmica de Odontologia em Saúde Coletiva (LAOSC).
Este protagonismo se traduz tanto no processo de idealização, vivenciado de forma horizontal, quanto no cotidiano da condução de atividades de ensino, pesquisa e extensão. A vivência na liga ocorre em uma perspectiva dialógica, colaborativa, através de reuniões buscando o compartilhamento de saberes e vivências vinculados à saúde coletiva, de modo, compreender o cenário da saúde pública e as possíveis interfaces que uma pode atuar.
A pandemia de COVID-19, ao passo em que traz desafios inesperados, também descortina possibilidades até então não imaginadas: permite extrapolar o espaço geográfico com a realização de evento interestadual e atividades com professores de outras universidades.
A mesa é composta por seis participantes, dentre eles, cinco ligantes e uma tutora da LAOSC – UFBa, onde discutiremos os obstáculos e desafios em manter uma liga acadêmica; a importância de ser voz ativa dentro da universidade; a propagação de conhecimentos/saberes extramuros através das extensões; refletir um olhar interdisciplinar acerca da saúde coletiva e atuação do cirurgião dentista.
Liga acadêmica; Odontologia em saúde coletiva; Protagonismo estudantil