Congresso UFBA 2023
  • Início
  • Apresentação
  • Programação
  • Atividades
  • Orientações
  • Inscrição
  • Convidados
  • Notícias
  • Memória
  • Redes Sociais
  • Modelos de Card

QUESTÕES PEDAGÓGICAS, (EST)ÉTICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS AFRICANAS NO NUPEL/UFBA

08:30 - 10:00
ALDAÍCE DAMASCENO ROCHA, ADINELSON FARIAS DE SOUZA FILHO, YARA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA SANTIAGO, AYALA TUDE DAS NEVES, LUCAS DA FRANÇA E ARAÚJO MONTEIRO DO ROSÁRIO, VÂNIA BATISTA MELO. /   

Resumo: A Mesa constituída pelxs Professorxs em Formação da área de Yorùbá e Kimbundu do NUPEL/UFBA visa a compartilhar, numa estrutura de roda de conversa, relatos do exercício contínuo de aprender a aprender durante o ensino-aprendizagem de línguas africanas, fortemente atravessado pelas concepções filosófica, ética e estética. A apresentação girará em torno de conceitos humanistas yorubá e bantu e da maneira como são incluídos na didática-pedagógica das línguas africanas no NUPEL. Ademais, o modo como são articulados na docência pelos professores em formação é o ponto de partida para a compreensão da dimensão epistemológica de tais princípios éticos e filosóficos que sustentam e conectam as culturas e línguas de herança ancestral. Tendo em vista que, nossa própria formação passa pela compreensão e absorção desses conceitos, práticas, (est)éticas, como (Orí)entações que balizam nossa docência e atravessam as questões linguísticas, literárias e epistemológicas.

 

Ensino-aprendizagem;Línguas Africanas;Ética/Estética Ancestral


Pesquisar

Notícias Recentes

  • Certificados de Mesas e Intervenções Artísticas Disponíveis
  • Certificados de Participação e Vídeo-Pôsteres Disponíveis
  • Orientações para participantes de intervenções artísticas presenciais
  • Orientações para participantes de mesas presenciais
  • Orientações para participantes das sessões presenciais de discussão dos Vídeo-pôsteres
UFBA - Universidade Federal da Bahia
Portal UFBA  -  Sítios da UFBA  -  Contatos