Resumo: Durante todo o percurso de estudos sobre criação fílmica na interação Dança e Cinema, o foco de investigação estava pautado em como conhecer, explorar, experenciar e aprofundar o “olhar”, individual e coletivo, sobre a criação da imagem fotográfica e cinematográfica e em como estas poderiam ser pensadas e materializadas. A prática continuada da mobilização do olhar permeou-se todo o tempo da relação entre a temática de pesquisa em pós-graduação de cada uma das pessoas pesquisadoras envolvidas e do objetivo de criação de um filme de dança. Na mesa “RASTROS DANÇA E CINEMA: da construção do olhar ao filme”, serão acessíveis relatos e a mostra do percurso criativo de cada artista, numa espécie de diário da caminhada que compõem-se de variados fazeres das pesquisas, dando a ver suas dúvidas, ajustes, certezas, delírios, acertos e aproximações. Cartazes com QRCODES pelo Campus UFBA também darão acesso, durante todo o Congresso, ao material produzido, A revelação do movimento de criação desta mesa/relato/ação criativa entendida aqui como transitória e temporária, é o meio pelo qual cada artista irá mostrar seus exercícios e procedimentos em “tornar visível aquilo que está por existir.” (SALLES, 2009, p.29), ou seja, apresentaremos os processos de criação como um labirinto coletivo, que irão desaguar nos filmes de até 5 minutos enquanto produções finais do componente Dança e Cinema, apreciados em seus lançamentos, nesta mesa, em Março de 2023 no Congresso UFBA.Esta é também uma realização do Grupo de Pesquisa Corpolumen: redes de estudos do corpo, imagem e criação em Dança (CNPQ/UFBA).
corpo; dança;cinema