Resumo: A mesa está organizada a partir da temática: experiências de pesquisa em Sociologia da arte. Nesse sentido, apresentaremos quatro estudos com o intuito de destacar as diferentes formas de construir a pesquisa sociológica através das expressões artísticas. O primeiro trabalho tem como objetivo central analisar como a representação da memória é construída nos filmes O Fio da memória (1991), e Jogo de cena (2007), dirigidos por Eduardo Coutinho. Articula-se no projeto a discussão sobre a singularidade do cinema documentário, a sua veracidade em descrever os sujeitos e o mundo de modo não ficcional e o uso de técnicas do cinema verdade por Eduardo Coutinho no cinema brasileiro. A segunda pesquisa pretende investigar a configuração do centro histórico de Salvador (CHS) a partir de uma perspectiva da estética sociológica (BASTIDE, 1979), a pichação nos interessa enquanto expressão artística e em sua relação com a cidade histórica, suas paredes e muros nos quais se inscreve. Para Franco (2019), a atitude do pichador parte do desencantamento da cidade, como uma forma de reencantá-la na atualidade. Nesse sentido, o contemporâneo atualiza o histórico, colocando sobre ele uma modificação estética subversiva, espontânea, gratuita e efêmera. A terceira pesquisa é referente a Dança da Realidade (2013), filme objeto de análise e que apresentaremos brevemente aqui, é parte do projeto do cineasta de elaborar uma série de cinco filmes que contariam a história de sua vida. A primeira parte do filme é baseada em livro homônimo autobiográfico, que relata a partir de uma perspectiva onírica e poética as memórias de vida do diretor. A segunda parte toma por referência outro livro de Jodorowsky intitulado “El niño del Jueves negro” (2002), um romance que conta a jornada de seu pai, Jaime para tentar executar o plano de matar o ditador Carlos Ibañez del Campo. A trama tem por cenário a pequena cidade de Tocopilla, no interior do Chile em meados dos anos 1930, e representa a infância conturbada da personagem Alejandro. A forte crise econômica na qual o país estava submerso serve de plano de fundo para tratar problemas políticos, sociais e familiares. São abordados, através de alegorias e representações mágicas, problemas sociais do contexto chileno, como a pobreza, os mineiros mutilados, os atingidos pela peste; o governo autoritário e críticas à Igreja Católica. A quarta proposta é referente a uma pesquisa de doutorado em andamento, tem como foco a representação da sexualidade a partir de filmes Novo Cinema Pernambucano. Este novo cinema põe em relevo a relação entre modernidade e tradição, presente na tentativa de relacionar os processos mais contemporâneos com as tradições arraigadas na sociedade nordestina, que perpassa pelos costumes, hábitos, cultura, religiosidade, etc., mesmo quando esta é representada nos centros urbanos, mas principalmente nos interiores, seja no sertão ou na zona da mata.
Documentário;pichação;representações de elementos sociais e da sexualidade