Resumo: A presente proposta pretende demonstrar a importância dos saberes ancestrais na pesquisa acadêmica, não só do ponto de vista da produção e divulgação, mas também como pode agregar na formação de professores, outrossim que a formação inicial, e a pós graduação não preparam, contemplam na totalidade o docente para atuar com a diversidade cultural que tem as escolas no Brasil.
As discussões acerca dos saberes ancestrais são muito relevantes no processo de ensino aprendizagem de base decolonial, uma vez que o racismo epistêmico tem apagado outras ontologias e sistemas de conhecimento que não pertencem ao mundo ocidental. Assim, torna-se imperativo que os sujeitos que questionam a estrutura do sistema educacional e suas tradições intelectuais colonialistas se coloquem no papel de agentes de transformação a partir de sua experiencia e localização. Para tanto, nós enquanto pesquisadores acadêmicos e oriundos de comunidades tradicionais, através de nossas pesquisas e estudos, não fazemos uma mera investigação destes saberes, nossas pesquisas evidenciam através de métodos científicos rigorosos, modelos didáticos de ensino aprendizagem das tradições culturais que são potentes na construção de uma educação ambiental e equânime, no entanto desconsideradas nas salas de aula e por vezes nas próprias produções acadêmicas que utilizam esses saberes apenas como objeto de estudo.
ensino de ciências;decolonialidade;saberes ancestrais;