Resumo: A proposta de mesa busca articular desde diversos sujeitos, realidades e perspectivas, uma abordagem, própria e apropriada, de teoriação da transdisciplinaridade. Redes-colaboração: Uma visão instrumental das estruturas sociais em redes e suas múltiplas formas de conexão e ação, visualizando detalhes do comportamento colaborativo, dinâmico e evolutivo das relações sociais. Conhecimento-Transumanismo: O movimento Transumanista com seus projetos biológicos e cibernéticos se apresenta como um progresso que coloca em questão se seguiremos sendo uma espécie só, e qual será o futuro da construção do conhecimento próprio e apropriado que precisa dos outros. Artes visuais-gravura: Discutir a Arte de forma multicultural, a prática transdisciplinar tangenciada, permitindo ao aluno atuar com liberdade, imaginação, livre arbítrio para a representação xilográfica. Formação musical-Erudição: A busca pela erudição na prática musical de forma humana e sensível, considerando a trajetória do aprendiz e estabelecendo uma prática de formação musical moderna, transdisciplinar e eficiente. Educação-sustentabilidade: Nossa sobrevivência requer outra educação: o educar polilógico transdisciplinar; um saber-atuar desde o ser-sendo, do terceiro incluído, de transformações que garantam e amem a vida na terra como local emprestado, compartilhado, que não nos pertence, fazendo valer a identidade de ser humano ‘racional’. Assim, se tece a relação entre Transdisciplinaridade e diversas Ciências, como uma relação incontornável entre nossas formas de viver a ciência polilógica e o conhecimento naturalmente polissémico.
Modelagem;Artes;Transumanismo