Resumo: Esta mesa tem como propósito dar continuidade a três discussões iniciadas em pesquisas desenvolvidas em nível de doutorado acadêmico, que buscam entender como as práticas e os processos sociais são sustentados por discursos e suas relações externas e internas existentes na interface entre o social e o discursivo. Tais investigações tematizam sobre a relação entre as linguagens e um de seus instrumentos de ensino-aprendizagem, a saber livros didáticos, bem como as abordagens identitárias e de gênero que perfazem a sociedade e seus contextos. Para tanto, partimos do potencial transformador da crítica, do pensar e agir constitutivo e social, bem como das práticas/corpos de produção e circulação de conhecimento a fim de discutir, nos moldes de Vieira (2019), “como o discurso figura nas práticas sociais e são organizados, “ordenados” em cada campo social (pedagógico, científico, interpessoal, político, econômico) […]”. Ressaltamos que as pesquisas aqui delimitadas apresentam uma orientação teórico-metodológica de cunho qualitativo e encontram-se balizadas pelos pressupostos da Linguística Aplicada Crítica e dos Estudos Discursivos, na tentativa de observar, assim, a língua como protagonista e capaz de levar em conta as narrativas profícuas à desestabilização e desconstrução de discursos, experiências e perspectivas sociais.
Gênero;Identidade;Língua-Discurso