Resumo: A cada dia, uma maior quantidade de estudos apontam as consequências negativas que o consumo de animais tem trazido para o meio ambiente (RAPHAELY; MARINOVA, 2016; HALLSTRÖM; CARLSSON-KANYAMA; BÖRJESSON, 2015; SCHUCK; RIBEIRO, 2015; HEDENUS; WIRSENIUS; JOHANSSON, 2014; STEINFELD et al., 2006) e para a saúde humana (MELINA, CRAIG, LEVIN, 2016; SLYWITCH, 2012).
Devido a isso e dado a urgência de se modificar as práticas que geram tais problemas, se faz necessário agir de modo a conscientizar as pessoas acerca da questão. Neste sentido, a nossa atividade tem como objetivo apresentar conhecimentos acerca dos impactos negativos da produção e do consumo de produtos de origem animal como, por exemplo, o desmatamento das florestas tropicais, a intensificação do efeito estufa, o elevado consumo de água potável e o aumento de doenças cardiovasculares e de diabetes tipo 2; discutir e explicitar valores e atitudes ligados ao respeito à vida animal, aos ecossistemas e aos seres humanos; além de exercitar a capacidade de discutir e dialogar de forma crítica e argumentada, mantendo o respeito aos diferentes pontos de vista. Acerca dos conteúdos de filosofia moral, serão salientar a relação íntima entre a opressão com base na espécie a as opressões com base em outros critérios controversos, como cor e gênero (SINGER, 2002). Neste ao passo que argumentos que demonstram a necessidade de se respeitar animais não humanos forem apresentados, serão também apresentados argumentos que apontam a necessidade de também respeitar todos os seres humanos independente das diferenças de raça, gênero, físicas, etc.
Para trabalhar os conteúdos citados, a atividade será dividida em cinco momentos. No primeiro, serão discutidos alguns mitos com respeito ao veganismo e à dieta vegana. Por sua vez, no segundo momento serão trabalhados assuntos de filosofia moral e ética aplicada, para se avaliar as questões morais relacionadas ao consumo de produtos de origem animal. Em seguida, na terceira parte, serão trabalhados os aspectos ambientais ligados ao consumo desses produtos. Por seu turno, na quarta parte, alguns aspectos nutricionais serão apresentados. Por fim, serão discutidas estratégias de adesão ao estilo de vida vegano.
A exposição ocorrerá de modo dialogado e é provável que os(as) participantes tragam experiências pessoais, dúvidas, críticas e, por vezes, comentários que se afastem um pouco dos eixos trazidos acima. Caso tais afastamentos se agravem, haverá um mediador que poderá trazer a discussão de volta para esses eixos, sempre de forma respeitosa e amigável.
veganismo;dieta;ética